Toxina Botulínica

 
 
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Há alguns anos, a substância utilizada pela oftalmologia e neurologia para a correção de contrações musculares involuntárias começou a ser utilizada em dermatologia e medicina estética. A técnica é mundialmente conhecida por atenuar rugas faciais dinâmicas.
 
 
Como a Toxina Botulínica age?
A Toxina Botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.
 
 
Áreas que podem ser tratadas com Toxina Botulínica
Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região periorbitária (pés de galinha).
 
 
Como é feita a aplicação?
A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. A técnica é simples e rápida, por ser injetada com uma agulha muito fina, a maioria das pessoas relata que é suportável a sensação da picada. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, que será passado antes da aplicação. Efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer.
 
 
Quando os resultados aparecem?
O efeito da aplicação pode demorar para aparecer de 48 horas a 72 horas, sendo observado ação completa por volta de 15 a 20 dias. O procedimento deve ser repetido a cada 6 meses para manutenção. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito tende a aumentar.
 
 
Curiosidades sobre a Toxina Botulínica
O medicamento foi testado nos Estados Unidos e é liberado pelo FDA americano, que é o mais rigoroso controle de medicamentos do mundo. É liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil.
 
 
Cuidados pós-aplicação:
 
1. Recomenda-se ao paciente não massagear a região tratada logo após a aplicação.
 
2. Evite realizar exercícios físicos durante as primeiras 4 horas após a aplicação.
 
3. É recomendável manter-se em posição vertical e não se deitar durante as primeiras 4 horas após a aplicação.
 
Pode-se notar o aparecimento de um pequeno halo de vermelhidão ou inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização do procedimento com BOTOX®. Está é uma reação normal do organismo decorrente do trauma de qualquer injeção, que regride espontaneamente nas primeiras horas, sem necessidade do tratamento específico.
Sensações como dores de cabeça também podem ocorrer após a aplicação da toxina botulínica , porém tendem a ser de intensidade leve.
 
 
Esta sensação pode estar relacionada com trauma da injeção ou ao estado de ansiedade antes, durante e depois do procedimento. Estes sintomas costumam regredir espontaneamente.
    - Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
    - Após o período de 20 dias o(a) cliente deverá comparecer à Clínica para fazer a revisão, caso o(a) mesmo(a) falte ao procedimento não será feito após este período.

Clinica de estética na Mooca Todos Direitos reservados | Desenvolvido por G5 SEO Criação e Otimização de Sites.